Favoritos de 2020 na literatura, no cinema, na música e mais

Toda vez que aparecemos aqui tentamos mostrar a nossa visão de mundo, a qualidade da obra e dividir nossas experiências sobre tudo que vem do entretenimento. O blog nos ajudou a expandir e instigar cada vez mais o desejo pelas artes, sendo elas na forma de filme, música ou um simples post dentro desse blog. Com isso, lhes apresento os meus favoritos de 2020.


Livro - Dragon Peal e Cartas para Martin

Os dois livros que marcaram 2020 para mim foram Dragon Pearl e Cartas para Martin, por motivos distintos, um por nostalgia e o outro por raiva. Dragon Pearl é indicado para aqueles que gostam da sensação dos livros de Percy Jackson do Rick Riordan, é infanto-juvenil, leve e com aquela magia que o gênero necessita. 

"A personagem principal é a Kim Min, uma jovem espírito de raposa, que embarca em uma perigosa aventura pela galáxia em busca de seu irmão, Kim Jun, um jovem cadete da Tropa Espacial (Space Force) que foi dado como desertor, além de ser suspeito de ir atrás da Dragon Pearl (Pérola do Dragão). Este artefato tem o poder de transformar um planeta, o deixando mais habitável, com imensas florestas, rios não poluídos e tudo de bom, mas existe uma possibilidade de que algo com tanto poder possa ser usado para o mal." 

Já Dear Martin é um livro que me deixou muito brava apenas por tratar a realidade com toda a podridão do sistema desumano que chamamos de sociedade. O livro cria uma atmosfera de reflexão, conseguimos ver toda a argumentação de ambos os lados, o dos imbecis racistas e o das pessoas decentes. A angustia e impotência do personagem perante certas passagens do livro são exploradas até dar agonia (mas aqui cabe um aviso, essas são as minhas reações e esse é um tema que eu sinto que vou entrar em combustão por tanto ódio).

"Com essas wake-up calls (acordada para a vida), o Jus viu como refúgio escrever cartas para o famoso Martin Luther King Jr., como se ele ainda estivesse vivo, falando das suas angústias, seu dia a dia e perguntando o que ele faria. Seguir a filosofia do MLK era mais difícil do que ele imaginava. Até que, após diversas injustiças, começou a questionar se valia a pena ser bom em um mundo que assumiu o pior dele, apenas por ser negro."


Filme - O Diabo de Cada Dia


Apesar de ter visto filmes como Parasita e Adoráveis Mulheres no começo do ano, teve um filme que conseguiu se sobressair. O elenco repleto de atores sensacionais com uma trama tão complexa e interligada, o longa da Netflix é uma joia rara de 2020. Não é um filme para os fracos de coração, é pesado e dá para sentir a tensão no ar.

Os personagens são humanos, moldados pelas consequências de suas escolhas, local onde nascem e, infelizmente, atitudes alheias. Sinceramente, é um filme que mostra a vida de uma forma deprimente, todo o lance de manipulação religiosa, abuso sexual e traumas familiares são coisas do dia a dia de alguns e o filme acerta em retratar isso. Nem tudo são flores. Fica a dica! 😉. A Luiza fez uma crítica maravilhosa sobre o filme e eu não conseguiria descreve-lo melhor que ela.


Série - Normal People e Julie and the Phantoms


Normal People é uma série dramática que deveria ser assistida por todos, é uma obra perfeita. Assistir aquilo me tirou da zona de conforto, as cenas são retratadas como elas deveriam ser, sem romantizarem ou representadas de maneira superficial. A crueza e honestidade aos sentimentos a elevam a um patamar acima de todas as outras. Eu tenho um carinho especial por essa série e ela sempre viverá no meu coração, por isso acredito que o meu melhor post é sobre ela.

Julie and the Phantoms é o High School Musical da sua geração (ambas dirigidas por Kenny Ortega), uma série musical com uma história bonitinha (ps: a série é baseada em uma série brasileira da Nickelodean). Não viciar nas músicas foi um desafio que eu perdi e sinceramente nem me importo, a playlist da série no Spotify foi uma das que eu mais ouvi e super aconselho. 



Documentário - Holocausto Brasileiro


Ano passado eu decidir sair do usual e me dedicar a documentários, expandir os horizontes. Dentre eles, Holocausto Brasileiro foi o que se sobressaiu, pela sua importância histórica e seu esquecimento contemporâneo. Tenho dificuldade de aceitar que essas coisas realmente aconteceram, as fotos que são mostradas machucam qualquer um. Ter um bom autocontrole para não sair xingando o mundo e a todos é um requisito para assistir esse documentário, mas saber que ele vai acabar com você, talvez seja o aviso primordial. 


Autora - Beth O'Leary


Confesso que depois de Rick Riordan eu nunca fui de procurar um livro porque autor X escreveu, sempre fui pela sinopse e capa (me julguem!). Mas ler os livros da Beth, eu soube que sempre buscarei as obras que ela lançar, ela tem uma forma diferente de escrever os seus livros. 

Em A Troca, ela escolheu uma senhora de idade e uma jovem adulta para serem suas principais, trazendo o nível de importância para os problemas das duas, sem tratar como "coitado" alguém pela a sua idade. Já em Teto para Dois, ela escolheu escrever de formas e estética diferentes para um mesmo livro. Gosto da sua maneira de tratar os assuntos que são importantes para mim, apesar de eu transformá-los em grandes críticas aos seres humanos (algo que faço com qualquer coisa), eles são super leves e românticos. 


Anime - Shingeki no Kyojin


A Giovanna é uma deusa na minha vida, ela me apresentou aos melhores animes na terra. Ela me apresentou Shingeki no Kyojin e como a boa chata que sou, fui um pouco cética em relação a maravilhosidade que ela dizia que o anime possuía. Essa série é EITA atrás de OXI, ela é épica, dramática, ela é tudo. Acho que palavras não são capazes de descrever o que eu senti e continuo sentindo por esse anime, então abaixo segue o trailer: 



Post do blog - "Você conhece o selo Rick Riordan Apresenta?"


Novamente a Giovanna acertou meu coração e me apresentou a livros com temáticas mitológicas sob selo do Rick Riordan. No post dela, ela nos apresenta várias histórias interessantes que já estão na minha lista de livros para ler. Tive a oportunidade de conhecer um deles, o Dragon Pearl, e ele se tornou o meu favorito do ano. Sim, as artes das capas são absurdamente lindas e o interior do livro que tenho também. Acho válido conferir o texto dela e checar os livros maravilhosos do selo.


Música - god save me but don't drown me out e ocean eyes


Tudo o que eu tinha para falar de Yungblud eu falei no meu post especifico sobre o cantor, porém eu preciso frisar que essa letra é uma poesia atemporal, uma música-terapia para mim.
Tem uma pegada de rock anos 2000 bem forte, o Dom usa e abusa da rouquidão em sua voz. A construção dela chega a um ápice sonoro sensacional, te garanto que se você ouvir algumas vezes vai esperar a parte para gritar junto com ele.


Falar sobre apenas uma música da Billie Eilish foi uma escolha muito difícil, assim como escolher uma do arsenal do Yungblud, a artista fez parte da minha vida em 2020. Em Ocean Eyes, assim como em quase todas as outras músicas dela, tem aquela pegada calma, focada na letra e no storytelling. A minha interpretação da música é simples, ela está se apaixonando e esse novo amor a sufoca por ser novidade e intenso. Sendo uma temática simples ou não, toda vez que essa música começa a tocar, eu entro em um transe pela tranquilidade da voz e, sendo contraditório ou não, pelo grito de não saber o que fazer com todo aquele sentimento.

Sandy Banazequi

Publicado por

Sandy Banazequi

23 anos, estudante de engenharia civil, Usain Bolt da leitura/séries e chorona que ama músicas tristes.

0 comentários