10 ótimos filmes slasher pra você assistir

Olá, leitores do Trívia! 

Me chamo Rodrigo e vim fazer um post de Halloween aqui no blog pra falar de um tema que eu gosto muito: o gênero slasher. Antes preciso esclarecer que não sou nenhum especialista e sim apenas um grande fã, ok? 😊 

Uma breve introdução: o gênero slasher basicamente consiste em um serial killer matando, de inúmeras maneiras, vários atores de 30 anos interpretando adolescentes sacanas. A sua era de ouro foi nos anos 80, onde o gênero se popularizou com a estreia de Halloween, em 78, de John Carpenter. A partir daí, seus padrões foram estabelecidos. 

Existem inúmeras franquias, mas as mais conhecidas são Friday the 13th, A Nightmare on Elm Street, The Texas Chainsaw Massacre e o próprio Halloween. São tão aclamadas que até rolou um crossover de Freddy vs Jason, protagonistas da franquia A Nightmare on Elm Street e Friday the 13th. #teamfreddy 

Tendo dito isso, vim trazer uma lista dos meus 10 filmes slasher favoritos! Vale ressaltar que eu estou recomendando o filme em específico, não necessariamente toda a franquia, embora algumas eu curta 😊 (Freddy, eu te amo). Bora lá? 

PS: O gênero é formulaico e, devido a facilidade de produção, se tornou uma máquina de dinheiro para pequenas produtoras, gerando inúmeras sequências. Portanto, uma regra pra vida: 95% das sequências/remakes são ruins, poupem o tempo de vocês, menos se tratando de Jason, onde você pode ver nosso querido serial killer bobão atazanando adolescentes desde Manhattan até o espaço. Perfeito. 

Jason X (2001)


10. Terror Train, de 1980


Poster do filme Terror Train (1980)

Pequena sinopse anti spoiler: Jovens formandos fazem uma festa à fantasia dentro de um trem em movimento, até que alguém se infiltra e começa a assassiná-los um a um. 

De todos os filmes que eu já assisti, definitivamente Terror Train é o mais subestimado de todos. É um filme que está bem longe dos holofotes e, ao menos nas minhas pesquisas, quase não é recomendado em listas famosas. Claro, eu posso ser um vovônauta se tratando de pesquisas no Google, mas ainda assim ele é muito pouco falado. 

Esse filme tem tudo que é necessário para divertir quem tá assistindo, e o melhor, não tem uma pretensão a mais. Ele incita a curiosidade, te deixa tenso e tem umas cenas bem assustadoras. Claro, tem ninguém mais ninguém menos que a scream queen Jamie Lee Curtis, a rainha dos slashers. 

Definitivamente o que me fez gostar tanto foi o mistério (que não é necessariamente uma característica presente em todos os slashers, porque existem franquias onde já sabemos quem é o assassino desde o começo e como ele vai matar as suas vítimas – e isso não as tornam piores, aliás) e também pelo filme se passar todo dentro de um trem, onde rolam festas e tem até um mágico, olha só que maneiro. 


9. Prom Night, de 1980 


Poster do filme Prom Night (1980)

Pequena sinopse anti spoiler: Anos depois de uma brincadeira que deu bastante errado, os agora adolescentes começam a receber algumas ligações e umas visitas inesperadas de uma pessoa mascarada. 

Prom Night é um filme pra te deixar tenso. As cenas de perseguição e também todo o mistério de saber quem é o assassino te envolvem durante o longa inteiro. Por esse filme ter aspectos tão realistas, sem coisas fantasiosas (alou Jason) fez com que eu entrasse mais na história e sofresse de agonia enquanto os personagens corriam do assassino. 

O filme tem uma reviravolta bem legal no final, e também temos novamente a Jamie Lee Curtis, onde protagoniza provavelmente uma das melhores cenas de dança que eu já vi (sério, rainha perfeita). 

Prom Night (1980)


8. Candyman, de 1992 


Poster do filme Candyman (1992)

Pequena sinopse anti spoiler: A história acompanha a protagonista que tenta desmistificar a lenda de Candyman, um espírito assasino que tem um gancho no lugar da mão e aparece após falarem seu nome 3x na frente do espelho. 

Candyman consegue aterrorizar, dar nojo e ainda fazer críticas sociais, algo que não é comum no gênero. Primeiro que o fato de não ser um assassino tão “evidente”, faz com que sempre duvidemos de sua presença, entrando na mente da protagonista e tendo as mesmas reações que ela. Além de ter toda uma linguagem ímpar, eu fiquei bastante amedrontado com o filme, do nível de olhar duas vezes embaixo da cama antes de dormir. Talvez por usar e abusar da estratégia “Loira do banheiro”, onde você tem uma espécie de ritual pra chamar o assassino, fazendo com que ele tenha essa aura de onipresente. 

A única coisa que eu mudaria no filme seria a parte final. Quem sabe Jordan Peele e Nia DaCosta não mudem no remake que está pra sair também? Falei logo no começo que remakes em slashers não são bons, e cá estou eu me iludindo novamente, but in Jordan Peele we trust. #hype 


7. Black Christmas, de 1974 


Poster do filme Black Christmas (1974)

Pequena sinopse anti spoiler: O filme se passa em uma fraternidade para garotas, até que elas começam a receber ligações de alguém muito estranho (alou, Scream!). 

Black Christmas é um dos maiores clássicos do gênero, sem dúvida alguma. É importante notar que o filme é de 74, ou seja, antes de todo o fenômeno de Halloween e afins. Inclusive, quando você assiste ao filme é possível notar algumas semelhanças entre eles e até mesmo com o filme Scream. Imagino que muitos filmes do gênero devem bastante a ele. 

Não há muito o que falar desse slasher versão “natalina”, apenas que embora antigo eu ainda o considere bem atual e sombrio. Sinceramente, não acho que o filme envelheceu. 

E, claro, com uma direção incrível e um final mais incrível ainda. Facilmente poderia estar mais no topo, sendo um dos melhores de todos os tempos. 


6. Wes Craven’s New Nightmare, de 1994 


Poster do filme Wes Craven's New Nightmare (1994)

Pequena sinopse anti spoiler: O filme retrata a vida dos atores de A Nightmare on Elm Street após o fim da franquia. Mas não se enganem, isso não é um documentário. Os atores interpretam eles mesmo, onde acabam começando a ter uma série de pesadelos com o Freddy. 

Ok, este é um filme no qual você precisa ter uma certa bagagem para assistir, e isso porque é uma “continuação” da história de Freddy Krueger, no qual teve uma reformulação até em seu visual. 

Pra entendermos melhor, vamos falar um pouco da franquia A Nightmare on Elm Street. O primeiro filme da franquia foi dirigido pelo incrível Wes Craven, tido por muitos como um dos melhores diretores do gênero (juntamente com John Carpenter, de Halloween). O filme simplesmente é perfeito (spoiler da lista) e foi o responsável pela criação de um dos serial killers mais famosos, Freddy Krueger, um assassino que mata as pessoas em seus sonhos. O filme consegue surpreender e aterrorizar bastante. 

Após o grande sucesso do primeiro filme, aconteceu o que acontece com todo bom slasher: sequências. Essas sequências não foram feitas pelo Wes e entregavam apenas mais do mesmo, o que foi responsável por cansar o público e assim passarem a construir uma imagem mais “brincalhona” dele.

New Nightmare (1994)

Eis que, anos depois do final da franquia, Wes Craven retorna com New Nightmare, trazendo de volta Freddy Krueger em seu aspecto mais assustador. Esse filme foi o começo de uma experimentação de uma nova linguagem em slashers, onde Wes Craven a refinaria mais tarde com a franquia Scream. 


5. Friday the 13th, de 1980 


Poster do filme Friday the 13th (1980)

Pequena sinopse anti spoiler: Mesmo contra uma série de advertências, um bando de jovens decide acampar em Crystal Lake, local onde um grande homicídio ocorreu anos antes. 

Basicamente Jason sem Jason, Rogerinho. 

Esse é o primeiro da franquia Friday the 13th e o único que não tem o popular Jason Vorhees, e é por isso que ele está aqui nessa lista. #freddykruegereuteamo 

Brincadeiras a parte, eu considero o filme o melhor da franquia inteira, isso porque o filme te instiga e, creio eu, por ser o primeiro, não te satura com as repetições da franquia. É legal também a experiência e mistério que o filme consegue proporcionar, ainda mais junto de uma trilha sonora impecável. 

Sem falar que não tem a mesma vibe dos outros filmes, que opta por um lado mais cômico, vide filmes como Jason em Manhattan e Jason X, onde ele vai para o espaço!!!


4. Halloween, de 1978 


Poster do filme Halloween (1978)

Pequena sinopse anti spoiler: Não quero estragar a melhor sequência inicial já feita em um filme, então por favor assistam sem saberem nada a respeito, embora talvez seja impossível hoje em dia 

É, eu sei que todos o botam em primeiro até por ser o maior responsável pela popularização do gênero e da grande Jamie Lee Curtis, mas embora eu reconheça sua importância e goste muito, eu deixo Halloween em 4º lugar na minha lista. 

Outro filme que tem uma das melhores trilhas sonoras do gênero (juntamente com Friday the 13th) e, na minha opinião, um dos melhores inícios de filme de todos os tempos. Os primeiros minutos são espetaculares, com todo aquele lance com a câmera subjetiva e a abóbora. 

Não tem muito mais o que dizer, elogiar Halloween é chover no molhado. É um dos melhores e mais marcantes filmes do gênero, provavelmente o mais obrigatório de todos. 


3. The Texas Chainsaw Massacre, de 1974 


Poster do filme The Texas Chainsaw Massacre (1974)

Pequena sinopse anti spoiler: É um filme que, com muitos aspectos fictícios, retrata uma história real de um massacre que aconteceu no Texas. 

Caras, este filme é algo completamente diferente. É um filme difícil de se digerir por sua carga tão pesada e seu horror extremamente violento. Na minha opinião, é o filme slasher mais pesado já feito, até por relatar algo que realmente aconteceu (pesquisem por Ed Gein, por sua conta e risco), faz com que se crie uma atmosfera totalmente tensa. 

Não é pra te divertir e te assustar, e sim pra te fazer ficar com a cabeça pesada de tanto terror, principalmente em uma cena específica onde, quando eu o assistia com meus amigos via Discord, todos ficamos quietos e precisamos até de uma pausa após o término do filme. Para os curiosos, é a cena da mesa de jantar. 

Eu sempre via The Texas Chainsaw Massacre como o menos famoso dos “4 maiores” (Nightmare on Elm Street, Friday the 13th e Halloween), e quando eu assisti eu percebi que não era devido a sua qualidade, mas sim porque este filme não tem o interesse de te entreter igual os outros, apenas te traumatizar. 


2. Scream, de 1996 


Poster do filme Scream (1996)

Pequena sinopse anti spoiler: Uma galera bem jovem começa a ser perseguida um a um por um assassino mascarado que faz perguntas sobre filmes de terror.

O segundo melhor filme do melhor diretor do gênero (spoiler da lista!). 

Com um ar bastante divertido e descontraído, Scream foi o responsável por mudar totalmente o rumo dos slashers, que já estavam se tornando cansativos devido a repetição de suas fórmulas. 

Imagino que essa nova linguagem, contendo personagens que estão no “mundo real” onde o gênero de fato existe – inclusive, nesse filme um personagem é bastante fã de slashers e sabe todos os seus padrões, chegando a “prever” o que vai acontecer, já que as fórmulas slasher ditas por ele estão presentes, fazendo com que o filme fique extremamente divertido principalmente para fãs do gênero. É aquele tipo de filme em que há cada 5 segundos te bombardeia de referências. 

Não é necessário ter assistido nenhum slasher para assistir e amar Scream, mas obviamente, quanto mais você assistiu melhor fica, e saber que é do mesmo diretor de A Nightmare on Elm Street faz com que presenciemos algumas cenas engraçadas como, por exemplo, quando um personagem diz que Freddy é bastante assustador, porém apenas no primeiro filme, que foi justamente o único filme que ele dirigiu. 


1. A Nightmare on Elm Street, de 1984 


Poster do filme A Nightmare on Elm Street (1984)

Pequena sinopse anti spoiler: Jovens de Elm Street começam a ter vários pesadelos, sonhando todos com o mesmo monstro em comum: um cara com um rosto todo queimado e garras em suas mãos. 

O MELHOR FILME DO UNIVERSO! 

A Nightmare on Elm Street inovou o gênero devido a forma diferente de seu assassino agir contra as suas vítimas. Não era mais serial killers lentos e imortais, ou pessoas “reais” fantasiadas. Estamos falando de Freddy Krueger, um assassino que age durante os sonhos, e não tem o que fazer sobre isso, afinal todos precisamos dormir. 

Mortes excelentes e um roteiro incrível, Nightmare on Elm Street tem tudo que um bom slasher (e filme) precisa ter: bons personagens, uma criação de um universo bem feito e uma protagonista forte e corajosa (minha scream queen favorita, embora seja impossível negar que Jamie Lee Curtis é a mais marcante de todas). 

O filme é perfeito em todos os aspectos, mas vale destacar que o ator Robert England está incrível como Freddy Krueger, eternizando todos seus trejeitos na cultura pop. 

Freddy não se importa apenas em matar as vítimas, mas sim em brincar com elas, as atormentando em seus sonhos durante semanas. E embora pra mim não tenha uma trilha tão perfeita quanto Halloween e Friday the 13th, Freddy tem sua própria música, o que convenhamos, é algo bem mais legal. 

A Nightmare on Elm Street (1984)


BÔNUS: Sleepaway Camp, de 1983


Poster do filme Sleepaway Camp (1983)

Pequena sinopse anti spoiler: Depois de um acidente, a pequena Angela Baker vai para um acampamento junto de seu primo. Após chegarem lá, estranhos assassinatos começam a acontecer. 

Esse filme é um dilema pra mim, porque eu gosto TANTO dele mas ao mesmo tempo eu sei que ele é ruim em tantos aspectos, por isso não cheguei a colocá-lo de fato na lista. É altamente NÃO RECOMENDADO para quem não está familiarizado com o gênero, porque aqui o trash vai à extremos em Sleepaway Camp, onde sua suspensão de descrença pode não alcançar. 

Eu diria que a familiarização com o gênero trash faz o filme ficar super assustador, visto que o clima fica muito sinistro graças as más atuações e diálogos (sério, péssimas). Além de todos esses aspectos, as mortes são excelentes (o que mais importa) e a maquiagem dos corpos é bem sinistra. 

Sem dar nenhum tipo de spoiler, vale ressaltar que esse filme tem um dos maiores plot twists do gênero.
Rodrigo Brazão

Publicado por

Rodrigo Brazão

22 anos, motion designer, amante de cinema e jogos ninja

2 comentários

  1. Oi, Rodrigo!
    Apesar de não ser o meu tipo favorito de filme, eu amei saber mais sobre o gênero e suas particularidades :D
    O único que assisti foi Pânico. Inclusive estava passando agora mesmo na TV o segundo filme haha. "Eu Sei O que Vocês Fizeram No Verão Passado" é slasher também né? Esse eu já gostei mais.

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, Laura, que bom que gostou :)
      Pânico é incrível hahah, a forma com que a franquia consegue ser diferente em um gênero bastante formulaico é sensacional!

      "Eu Sei O que Vocês Fizeram No Verão Passado" é slasher sim, mas infelizmente não sou capaz de opinar porque ainda tá na minha wishlist slasher auiahuiahiuah

      Excluir