Vício da vez: músicas do Yungblud

Aviso de não conhecimento: Não sou especialista na área, na verdade eu nem chego perto de saber do que eu estou falando, apenas decidi compartilhar um artista pelo qual me apaixonei. Quem me conhece sabe que o meu gosto musical se resume a músicas que me fazem chorar ou com letras que me atingem de alguma forma. É normal e extremamente comum eu ficar presa em apenas um artista como se todos os outros não existissem. O artista da vez é o Yungblud

Yungblud (Dominic Richard Harrison)

O jovem britânico de Doncaster (cadê as directioners para reconhecer esse lugar?) Dominic Richard Harrison é um personagem por si só sendo considerado como estranho por muitos. Sendo autêntico ou apenas mais um stunt de marketing, ele vem desafiando as normas sociais ao usar saia, maquiagem e tudo que é visto como apenas para mulheres. Suas letras refletem suas filosofias de vida, como uso de remédios, armas, sexualidade e ele também tem outras músicas diversas que não falam necessariamente sobre tabus, como os temas que mencionei. Vou fazer uma curta apresentação das músicas que eu mais gosto dele.


God save me, but don't drown me out


Essa é uma das músicas que mais me atingem principalmente quando ele fala "I won't let my insecurities define who I am" que significa "não vou deixar as minhas inseguranças me definirem" e mais para frente "Not gonna waste my life, 'cause I've been fucked up" que por sua vez significa "não vou desperdiçar a minha vida porque me fod*ram", essa letra é uma poesia atemporal, uma música-terapia para mim.

Tem uma pegada de rock anos 2000 bem forte, o Dom usa e abusa da rouquidão em sua voz. A construção dela chega a um ápice sonoro sensacional, te garanto que se você ouvir algumas vezes vai esperar a parte para gritar junto com ele.

Sobre o clipe, mais uma vez a doideira do Yungblud aparece, mas de certa forma conta uma história corriqueira da forma original dele. Todos nós temos os nossos demônios, são responsabilidades, padrões para seguirmos que às vezes, pelo menos eu, me sinto como um robô que precisa seguir um roteiro. No videoclipe vemos as cobranças nos estudos, dos parentes e dos relacionamento, sem esquecer do bullying de todo o dia e a jornada para o encontro do seu controle e poder.



Kill Somebody


Essa obra é um estilo diferente da anterior, algo que você vai reparar quando for ouvir a discografia do Yungblud, sempre alterando estilos e explorando seu modo de contar uma história. Parece unplugged mas não é, sua voz sobressai os instrumentos presentes na música, é mais falada e mais lenta.

Nessa vemos o retrato da ansiedade e depressão, expressos dentro desse verso "I feel like I'm an alien ,I'm so fucking dangerous, cover up the evidence with medicine, I can't find the life" em português "Eu me sinto com um alien, eu sou tão perigoso, escondo a evidência com remédio, eu não consigo encontrar a vida". Para mim é uma metáfora para como nos tornamos outra pessoa quando estamos doentes e que não vemos muito sentido na vida. 

O clipe em si é mais artístico apesar de ter menos recursos e artefatos do que os outros. Começa com o Dom sentado em um banquinho tocando violão sozinho como se fosse o interior dele e as cenas com ele ensanguentado é mais uma metáfora para "matar alguém" e esse alguém sendo ninguém mais ninguém menos do que ele mesmo, em sua versão doente.



Cotton Candy


Ela é uma das suas músicas lançadas recentemente, um estilo mais popzinho chiclete que a gente ama (pelo menos eu amo). É uma música não tão pesada como as outras, mas não deixa de ser importante para os fãs, é uma música sobre o tabu sexual que a sociedade nos impõe. E sendo sincera eu não estou ligando muito para o significado dela, eu não a tiro do repeat porque é uma música feliz e gostosa de se ouvir no busão de todo dia (viva o proletariado!).

O clipe é uma festa confusa de beijos, pessoas seminuas, Yungblud de saia, estampas de tigre (ou será um leopardo?) e outras coisas confusas. É um conceito artístico que foi feito para ser bagunçado, não existe nada relacionado a sexo que seja organizado e é com essa obra que ele frisa seu objetivo. Liberdade sexual. Ou usando suas palavras "sex ain't a sin", ou seja, sexo não é um pecado.



11 minutes - (Yungblud, Halsey feat Travis Barker)


Foi por essa música que eu conheci e me apaixonei pelo Yungblud, essa música tem tudo que a minha mente bizarra precisa para amar. Tem uma história trágica entre casais, cenas de felicidade e depois de tristeza e uma música rica em detalhes. As vozes do Yungblud e da Halsey são as metades da laranja (dois amantes, dois irmãos...) que fizeram a minha família surtar por eu escutar por meses no repeat (não estou brincando). Aconselho a dar play no vídeo a seguir para entender o que eu falo.


O clipe é um mini filme retratando o 5 estágios do luto. Segundo a explicação do Yungblud, a música retrata a vida de um casal que era perfeito, mas que se separaram e depois de anos decidem se encontrar, porém pouco depois de avisar que estava 11 minutos do local de encontro a "Halsey" sofre um acidente e morre.

Por isso ele, o Yungblud (parabéns para o ex ator da Disney), revive o mesmo dia só que em pensamento por todos os estágios: negação, raiva, negociação, depressão e aceitação. É muito desesperador, ignorando a parte da música e focar no clipe, observar que não importa o que o personagem faça, o resultado é o mesmo. A perda de alguém que você ama.


Polygraph Eyes


Essa é mais uma música que muitos guris deveriam ouvir, pois é uma que fala sobre o assédio sexual e as justificativas que os assediadores usam como argumento para tal ato. Na frase "You hear what you want when she can't even talk", vemos exatamente o que acontece na vida real: "Você ouve o que quer quando ela nem consegue falar".

Apesar da temática pesada é uma música que fica na cabeça por toda a articulação musical, e foi feita propositalmente desse jeito, para que ficasse na cabeça e que só depois as pessoas entendessem o significado dela. Primeiro gruda inconscientemente e depois te faz pensar (gênio, não é mesmo?). O clipe é um gatilho para muitas pessoas, então tomem cuidado ao clicar no vídeo abaixo. 


Além dos vídeos aqui apresentados, vou deixar a playlist dele do spotify onde podemos ver que ele é muito eclético dentro de seu próprio álbum como em suas parcerias, se adequando ao estilo dos colaboradores. Eu peço com todo amor que mora em mim que ouçam as músicas dele, vocês não vão se arrepender. 

Sandy Banazequi

Publicado por

Sandy Banazequi

23 anos, estudante de engenharia civil, Usain Bolt da leitura/séries e chorona que ama músicas tristes.

4 comentários

  1. Oi, Sandy. Tudo bem?
    Amei conhecer o Yunglblud e 11 minutes e Kill Somebody foram as que mais gostei. Entendo bem ficar fixada num artista ou música, vivo fazendo isso.

    Beijos, Vanessa
    Leia Pop

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, Vanessa! Tudo sim e contigo?

      Fico super feliz que tenha gostado ♥

      Beijocas!

      Excluir
  2. Eu me identifiquei muito com a frase de Kill Somebody que você destacou. E também gostei de 11 Minutes, Polygraph Eyes e Cotton Candy, essa eu até fui procurar a tradução completa da música, haha.
    Ainda não conhecia o Yungblud, obrigada por compartilhar conosco esse artista genial.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AAAAh fico muito contente que tenha gostado dele ♥ Sou muito apaixonada pelas músicas dele, realmente um artista genial.

      Beijocas!!!

      Excluir