Você conhece o selo Rick Riordan Apresenta?

Há pelo menos uma década conhecemos e nos divertimos com as histórias aventurescas de Rick Riordan – e com certeza, graças às suas histórias, muitas crianças e jovens tiveram seu primeiro contato e se envolveram com o universo da mitologia grega na série Percy Jackson e os Olimpianos, que mais tarde incorporou a mitologia romana na série Heróis do Olimpo, além também da mitologia egípcia na trilogia As Crônicas dos Kane e a mitologia nórdica com a série Magnus Chase e os Deuses de Asgard. Por si só, a literatura de Rick Riordan já traz uma variedade cultural que desperta grande curiosidade por retratar diferentes mitologias. Porém, para quem tem vontade de conhecer novas histórias mitológicas Young-Adult que vão muito além dessas mais convencionais, poderá ler muitas opções inéditas através do selo Rick Riordan Apresenta (“Rick Riordan Presents”).

"A Rick Riordan Apresenta é um ramo da família Disney-Hyperion Publishing (editora de livros da The Walt Disney Company). Nosso objetivo é publicar excelentes autores de nível médio de culturas e origens sub-representadas, para permitir que contem suas próprias histórias inspiradas na mitologia e no folclore de sua própria herança. Ao longo dos anos, recebi muitas perguntas dos meus fãs sobre se eu poderia escrever sobre várias mitologias do mundo, mas na maioria dos casos eu sabia que não era a melhor pessoa para escrever esses livros. Muito melhor, pensei, usar minha experiência e minha plataforma na Disney para destacar outros grandes escritores que são realmente dessas culturas e conhecem as mitologias melhor do que eu. Deixe-os contar suas próprias histórias e eu faço o que puder para ajudar esses livros a encontrar um grande público!" – Rick Riordan

Rick Riordan conquistou muito sucesso e popularidade com suas narrativas fantásticas e protagonistas jovens inspiradores abrangendo mitologias nos tempos modernos e, segundo ele, poder contribuir para a visibilidade e audiência desses autores que trazem ao grande público histórias e representatividades ainda mais diversas é uma forma de retribuir seu sucesso.

"Tive muita sorte na minha carreira. Quero usar minha plataforma para ajudar outros escritores a obter um público maior. Também quero ajudar as crianças a ter uma variedade maior de ótimos livros para escolher, especialmente aqueles que lidam com a mitologia mundial, e para todos os tipos de jovens leitores se verem refletidos nos livros que leem." – Rick Riordan

Desde 2018, já foram lançados diversos livros sob o selo Rick Riordan Apresenta que trazem novos jovens heróis das mais diversas origens e culturas, como a hindu, a coreana, mexicana, africana e entre muitas outras – histórias essas que trazem visibilidade também para seus autores, que têm a mesma origem de suas respectivas obras, o que é extremamente bacana (afinal, como o próprio Riordan diz, não haveria quem as contasse melhor), e também proporcionam aos jovens leitores dessas variadas origens uma grande identificação com esses personagens. É enriquecedor ter a oportunidade de conhecer tantas histórias que nos introduzem mitos e folclores de diferentes países e todos os aspectos e detalhes que os constituem, escritas por autores descendentes dessas culturas, e fugir um pouco do que já estamos tão acostumados a ler frequentemente.

O selo possui diversos volumes publicados e tem previsão de novos lançamentos para 2020, 2021 e até 2022. Vamos conhecer alguns deles?


Saga Pândava, de Roshani Chokshi (Mitologia Hindu)


Capa do livro "Aru Shah e o Fim dos Tempos"

Aru Shah e o Fim dos Tempos (2018) 

"Aru Shah é uma garota cheia de imaginação e, para se sentir aceita na escola, sempre aumenta a verdade. Ter um elefante de estimação, ser da realeza, fazer viagens imaginárias a Paris, ter um chofer... Bem, as mentiras que conta não são poucas, mas Aru tem lá suas razões. Nestas férias, enquanto os outros alunos estarão viajando para lugares exóticos em suas casas chiques de veraneio, ela terá que ficar plantada no Museu Arqueológico de Arte e Cultura Indiana, onde sua mãe trabalha. Um dia, três colegas resolvem aparecer no museu para pegá-la em uma de suas mentiras. E eles não acreditam de jeito nenhum que a Lâmpada de Bharata realmente seja amaldiçoada. Apenas uma acendida rápida, Aru pensa, contrariando as regras do lugar. Daí, nada de mentir novamente na escola... Entretanto, acender a lâmpada traz consequências catastróficas. Sem querer, Aru Shah liberta Sono, um demônio ancestral cujo objetivo é despertar o Deus da Destruição. Além disso, sua mãe e seus colegas ficaram congelados no tempo. Agora, Aru deve dar um jeito em toda essa bagunça, e a única forma de impedir Sono é encontrando as reencarnações dos lendários irmãos Pândavas numa jornada pelo Reino da Morte. Mas como uma garota usando seu pijama do Homem-Aranha será capaz de enfrentar tudo isso?"

A Saga Pândava foi a série de estreia do selo Rick Riordan Apresenta e é a única que atualmente é traduzida para o português através da Editora Plataforma 21, tendo o primeiro e segundo livro, “Aru Shah e a Canção da Morte” (2019), lançados no Brasil. A saga possui um terceiro volume, “Aru Shah and the Tree of Wishes” (2020), um quarto livro previsto para ser lançado em abril de 2021, “Aru Shah and the City of Gold”, e um último livro, ainda sem título, para 2022.


Trilogia Storm Runner, de Jennifer Cervantes (Mitologia Maia)


Capa do livro "Storm Runner"

The Storm Runner (2018)

"Um garoto solitário no Novo México tem uma deficiência física que lhe faz parecer ainda mais que todos na escola estão olhando para ele. Porém, como ele logo descobre, suas diferenças físicas são apenas a primeira pista da história da família que o conecta aos deuses Maias – e o coloca em perigo mortal."

A Trilogia Storm Runner possui um segundo volume chamado “The Fire Keeper” (2019) e será finalizada ainda este ano com o terceiro livro “The Shadow Crosser”, com previsão para ser lançado em setembro.


Série Sal & Gabi, de Carlos Hernandez (Mitologia Cubana)


Capa do livro "Sal & Gabi Break The Universe"

Sal & Gabi Break the Universe (2019)

"O autor Carlos Hernandez apresenta uma brilhante história de ficção científica com influência cubana que nos traz a seguinte questão: o que você faria se tivesse o poder de alcançar o tempo e o espaço e recuperar o que quiser, incluindo sua mãe, que não é mais viva (pelo menos neste universo)?"

A série Sal & Gabi já possui também um segundo volume denominado “Sal & Gabi Fix the Universe”, lançado em maio deste ano.


Série Tristan Strong, de Kwame Mbalia (Mitologia Afro-americana e da África ocidental)


Capa do livro "Tristan Strong Punches a Hole in the Sky"

Tristan Strong Punches a Hole in the Sky (2019)

"A história é protagonizada por Tristan Strong, um garoto da sétima série que acidentalmente cria um buraco no Midpass, um mundo em que antigos deuses africanos se chocam com deuses das lendas afro-americanas. Ele deve correr para encontrar Anansi, o Tecelão, e reparar o problema antes que os monstros de ferro que causam estragos no Midpass consumam o mundo deles e o nosso."

A série também possui um segundo volume, “Tristan Strong Destroys the World”, que tem previsão de ser lançado em outubro deste ano, além de um terceiro volume ainda sem título que está previsto para 2021.


Série Paola Santiago, de Tehlor Kay Mejia (Mitologia Mexicana)


Capa do livro "Paola Santiago and the River of Tears"

Paola Santiago and the River of Tears (Agosto 2020)

"Uma menina de doze anos supera o mal com a ciência e o poder do amor nesta fantasia de aventura baseada na lenda mexicana de La Llorona ('A Chorona')."

A série, além deste primeiro volume que retrata uma famosa lenda que já rendeu até diversos filmes de terror, terá um segundo livro, até o momento sem título, previsto para maio de 2021. 

O selo também tem livros de volume único, que não pertencem à séries.


Dragon Pearl, de Yoon Ha Lee (2019 - Mitologia Coreana)


Capa do livro "Dragon Pearl"

"É uma aventura de ficção científica sobre Min, o espírito de uma raposa adolescente, que foge para resolver o mistério do que aconteceu com seu irmão mais velho e acaba em uma aventura que pode salvar seu planeta inteiro."

Race to the Sun, de Rebecca Roanhorse (2020 - Mitologia Navajo)


Capa do livro "Race to the Sun"

"No Novo México, Nizhoni Begay, uma jovem da sétima série, e seu irmão, auxiliados por vários deuses Navajos disfarçados de parentes, devem ficar um passo à frente de um monstro que muda de forma ao seguir os passos dos lendários Heróis Gêmeos para salvar sua família."

Outros títulos serão lançados sob o selo de Rick Riordan no próximo ano: “City of the Plague God”, de Sarwat Chadda, história que, inspirada na mitologia mesopotâmica, seguirá Sikander Aziz, um menino muçulmano nascido e criado na cidade de Nova York, enquanto ele se une ao lendário herói Gilgamesh para derrotar o antigo Deus das Pragas antes que toda a população de Manhattan seja exterminada. O livro está previsto para ser lançado em janeiro de 2021. E “The Last Fallen Star”, de Graci Kim, que vai apresentar a personagem Riley Nam, de 12 anos, que quer desesperadamente ter poderes de cura como todos de sua família de bruxas coreana. Com a ajuda de sua irmã, Riley tentará convocar Omoni – a mãe de todas as deusas –, mas sua irmã é banida para o reino espiritual e Riley recebe um ultimato. Se ela quer ter sua mágica e salvar a vida de sua irmã, ela deve encontrar a última estrela caída do reino dos sonhos. 

Muitas opções de histórias para se conhecer, né? A grande maioria dos livros, no entanto, infelizmente não são traduzidos para português. Como comentado anteriormente, a Saga Pândava, de Roshani Chokshi, é a única que, até o momento, é traduzida e vendida no Brasil. Porém, para quem se interessar por leituras em inglês e quiser aproveitar para exercitar o idioma enquanto aprecia essas histórias cheias de deuses grandiosos, muitos perigos e aventuras, todos os livros estão disponíveis em lojas online brasileiras para entrega.

Pesquisar a respeito de todos esses títulos me deixou muito curiosa, e com certeza fiquei com vontade de comprar alguns dos livros para poder conhecer mais a fundo essas narrativas empolgantes. E vocês, ficaram com vontade de ler algumas dessas obras também?
Giovanna Napoli

Publicado por

Giovanna Napoli

23 anos, designer gráfico, gateira que gosta de falar de animes e ouvir kpop.

0 comentários