Os preferidos de 2020: 4 animes que marcaram o último ano

Animes se tornaram uma paixão e ando sempre procurando novos pra assistir assim que finalizo outro. E em 2020 eu assisti muitas histórias com temas diferentes, e alguns se destacaram bastante, então quis fazer um post no estilo da última publicação da Sandy pra ter a oportunidade de indicar aqui mais alguns títulos pra quem se interessar também! Então segue uma listinha de 4 animes que foram os queridinhos de 2020 pra mim, os quais vi e revi pelo menos mais uma vez (seja inteiro ou alguns episódios específicos), e que são aquele tipo de história marcante que eu tinha vontade de esquecer só pra poder assistir novamente como se fosse a primeira vez. :D


Saiki Kusuo no Psi-nan



Esse eu peguei pra assistir sem muito compromisso na Netflix e foi uma feliz surpresa. O anime retrata um adolescente, Saiki Kusuo, que dá nome ao anime e que nasceu com poderes SUPER extraordinários em uma família e um mundo totalmente ordinários. E de maneira muito engraçada, os episódios mostram diversas situações aleatórias onde Saiki, que esconde os poderes de todos exceto seus pais, tenta viver a vida no modo mais normal e sossegado que lhe é possível - apesar de se ver obrigado a usá-los pra contornar alguma situação mais vezes do que gostaria (e nesses momentos observamos também todo seu esforço pra manter a discrição).

Esse anime me divertiu demais por conta do ritmo rápido da comédia, que pra mim funcionou muito bem e me arrancou muitas risadas (riso solto total) com as situações absurdas e personagens um tanto idiotões (são vários) que, pro bem ou pro mal, tornam-se companheiros de Saiki, de certa maneira - e é justamente o que dá grande parte da graça, porque Saiki é muito ácido, reservado e um tanto antissocial. Então ver esse personagem tendo que lidar com um bando de gente que é o seu completo oposto (tem um pouco de tudo que é sem noção e engraçado, sejam os novos amigos ou sua própria família) e com os quais tem que pacientemente lidar, ainda que não queira, é a grande fonte de momentos hilários durante todo o anime. De quebra, ainda podemos ver a quantidade de poderes incríveis desse protagonista que não precisa nem abrir a boca (literalmente) pra ser engraçado também.

Além de Saiki Kusuo No Psi-nan, temos também o Saiki Kusuo: Reactivated, que tem uma curta sequência de episódios que trazem a definitiva conclusão dessa série. O anime tem 3 temporadas e está disponível completo na Netflix!


Shokugeki no Souma



Eu gosto bastante de programas de culinária (inclusive já fiz um post sobre alguns dos meus favoritos aqui no blog). Então é claro que um anime de culinária chamou muito a minha atenção! Shokugeki no Souma, também conhecido como Food Wars!, conta a história de Yukihira Souma, um adolescente com grande talento na cozinha e que tem um restaurante popular que pertence a sua família, onde trabalha com seu pai. Ele já é extremamente habilidoso, mas suas aventuras culinárias mais desafiadoras iniciam quando ele vai pra Academia de Culinária Totsuki, uma escola gastronômica de grande renome, que é o berço de muitos outros jovens que são grandes prodígios na cozinha e chefs famosos. Lá conhece novos amigos - e também outros cozinheiros nem tão legais assim, afinal, o que é um anime sem grandes rivalidades, mesmo na cozinha? -, com os quais compartilha habilidades, conhecimentos e encorajam uns aos outros a sempre melhorarem durante as aulas ou os famigerados Shokugekis - as batalhas culinárias extremamente relevantes dentro da Academia e que muitas vezes colocam o futuro desses jovens cozinheiros em jogo.

O único detalhe que pode ser bastante incômodo é a maneira como os personagens, principalmente as femininas, obviamente, são extremamente sexualizados. Por vezes, depois de assistir tanto, pode até se achar uma graça, como nas cenas em que personagens vibram e perdem roupas (às vezes de maneira metafórica, as vezes literalmente) ao experimentarem um prato tão bem preparado, mas há momentos em que você percebe que tanto fanservice é extremamente desnecessário. Eu só consegui assistir e acompanhar a história por ser de um tema que eu gosto bastante, e também pela maneira incrível como os pratos são representados na animação - mesmo sendo desenho, são de dar água na boca, é muito bacana de apreciar. Além de apresentar também uma quantidade enorme de informações e conhecimentos culinários, o que é muito interessante!

O anime está disponível completo na Crunchyroll e recentemente chegou à Netflix também, mas por enquanto tem só as duas primeiras temporadas na plataforma.



Haikyuu!!



Esse anime já teve um post especial aqui no blog! Foi o primeiro anime de esportes que assisti e se tornou um dos meus favoritos também. Contando a história de Hinata Shouyou, o jovem que conseguiu realizar seu desejo de participar de um time de vôlei apesar de ser baixinho para os padrões do esporte, acompanhamos o protagonista juntamente de sua equipe partir em uma jornada empolgante de desenvolvimento em um time que já não era mais levado a sério.

Com disputas incríveis contra times fortes, a compreensão e superação de grandes inseguranças e o fortalecimento da equipe que observamos crescer a cada episódio, Haikyuu!! oferece o que tem de melhor em uma história emocionante e empolgante: momentos alegres, tristes, frustrantes, algumas lágrimas e várias risadas, já que é super divertido também.

Pra quem quiser saber mais detalhes, confiram a resenha completa linkada acima! E pra quem quiser assistir, ele está disponível completo (e com sua mais recente temporada) legendado na Crunchyroll.


Shingeki no Kyojin



Esse com certeza foi um dos animes mais marcantes pra mim não só em 2020, mas no geral (a Sandy destacou ele também como seu favorito no seu último post). Shingeki no Kyojin, que se tornou um fenômeno desde a estreia do mangá em 2009 e do anime em 2013, conta a intensa história de Eren Jager e toda uma população que vive dentro de muralhas que os protegem de criaturas gigantes e grotescas que se alimentam de seres humanos chamados Titãs. A origem e o entendimento sobre essas criaturas é um mistério gigante, e a busca desesperada por essas respostas e a pela liberdade de uma vida aprisionada pelas muralhas e pelo terror diário é o que move profundamente toda essa história.

Tendo o conhecimento de poucas informações, há quem se arrisque pra tentar descobrir mais sobre esses seres e fazer de tudo para derrotá-los: a Divisão de Reconhecimento, na qual Eren (nosso protagonista com sangue nos olhos e sede de derrotar o mal que são os Titãs - e o que ou quem quer que esteja por trás de sua existência), e seus amigos próximos, Mikasa e Armin, corajosamente ingressam. E a partir disso, vamos desvendando toda uma história regada de complexidade e muita, muita crueldade - acho que não existe palavra que descreva melhor toda a história de Shingeki no Kyojin, com suas revelações chocantes, segredos obscuros, confrontos e lutas de te fazer ficar on edge e uma quantidade e variedade de mortes tão grande que te deixa até meio atordoado. É uma história sangrenta e sem piedade de seus personagens e seus espectadores, então se você não se incomoda com esse tipo de coisa, assistam que vale MUITO a pena conhecer uma trama tão eletrizante e emocionante como essa.

A quarta temporada estreou recentemente e já está sendo ridiculamente incrível, então fica a dica de assistir a tempo de acompanhar também! Está disponível completo na Crunchyroll e também na mais recente plataforma de streaming de animes no Brasil, a Funimation.
Giovanna Napoli

Publicado por

Giovanna Napoli

23 anos, designer gráfico, gateira que gosta de falar de animes e ouvir kpop.

0 comentários