Indicação: Haikyuu!!

No ano passado fui apresentada às famosas animações japonesas, e por alguns meses estava habituada a assistir um determinado estilo: os famosos shounens fantasiosos com protagonistas e vilões incrivelmente poderosos, depois de constatar que é um tipo de história que costumo gostar bastante (meu histórico como fã de Percy Jackson, Harry Potter e afins comprova isso). Contudo, em 2020 passei a conhecer animes de gêneros mais variados, e uma dessas novas experiências foi Haikyuu!!. Levei um tempinho até assisti-lo porque me perguntava se me apegaria a uma história que retrata um esporte. Mas agora, depois de ter assistido à animação pelo menos duas vezes e estar terminando de ler o mangá, posso dizer que se tornou um dos meus favoritos da vida.

Personagens do time Karasuno do anime "Haikyuu!!"

Escrita e ilustrada por Haruichi Furudate, a história tem como protagonista Hinata Shouyou, um jovem que nutre uma paixão por voleibol após ter assistido na televisão um jogo do Colégio Karasuno, onde encontrou uma fonte de inspiração: um jogador conhecido como "Pequeno Gigante" que, apesar de sua baixa estatura para os padrões do vôlei, era um dos grandes pontuadores do seu time – o Ás da Karasuno. Hinata, sendo um menino igualmente "baixinho" para o esporte, ganhou uma referência e uma prova de que poderia também se tornar um jogador habilidoso apesar de sua "desvantagem".

Treinando com colegas da maneira que podia, almejava uma chance de poder competir, apesar de não ter um time completo de vôlei em sua escola, o que não lhe deu a oportunidade de ser verdadeiramente treinado e tecnicamente capacitado. O primeiro episódio retrata o dia que Hinata consegue uma oportunidade em um campeonato após montar um time improvisado com amigos da escola (alguns, inclusive, praticavam outros esportes e não vôlei), onde enfrentam um o colégio forte que tem como levantador o jovem Kageyama Tobio, que tem a má fama de ser intolerante e autoritário com os próprios companheiros de time, mas que possui grande habilidade mesmo ainda sendo tão novo. Hinata e seus colegas, apesar de todo o esforço para marcarem alguns pontos, acabam por serem facilmente derrotados pelo adversário.

Hinata, no entanto, é o tipo de personagem inabalável e entusiasta que usa os obstáculos como impulso para sempre melhorar. Quando chega ao ensino médio, ele vai para a Karasuno – a escola que já teve seus anos de ouro, que foi a casa o seu ídolo Pequeno Gigante e que até mesmo já conseguiu chegar ao grande Campeonato Nacional Intercolegial de Voleibol – para ser devidamente treinado e poder enfrentar adversários fortes em pé de igualdade, inclusive Kageyama, após tê-lo feito seu rival. Pra sua surpresa, no entanto, Kageyama também foi para a Karasuno se juntar ao time de vôlei. A partir daí, ambos precisam aprender a cooperar um com o outro, uma vez que não são mais adversários e sim aliados, além de recuperar a moral e a confiança do time que não é mais tão bem estruturado como um dia fora junto de seus novos companheiros, desenvolvendo suas habilidades tanto individualmente quanto coletivamente e se fortalecendo como uma verdadeira equipe. Com um conjunto de esforços, oportunidades vão sendo conquistadas e a jornada de amadurecimento dos jogadores da Karasuno vai ficando cada vez mais emocionante e desafiadora enquanto alçam novos voos – uma forte analogia muito presente na história por conta de serem frequentemente aludidos a corvos, devido ao fato de "karasu", parte do nome "Karasuno", se referir ao animal na língua japonesa.

Banner da Karasuno "Voe!" em japonês - Haikyuu!!
"Voe!"

Haikyuu!! é envolvente por muitas razões. Apesar da história se centrar mais em Hinata e Kageyama e em suas evoluções pessoais, ela não foca somente neles. Os outros jogadores da Karasuno tiveram seu destaque e desenvolvimento que rendeu resultados recompensadores e momentos de muito orgulho e satisfação. Com o aprimoramento de habilidades que só eram alcançados após horas e dias e semanas de esforço e muita prática – ressaltando constantemente o fato de que a prática é o que te leva ao aperfeiçoamento, e que não se consegue chegar onde deseja se não trabalhar duro por isso –, ou situações onde a referência à uma história passada trazia contexto pra alguma questão ou insegurança do presente, tanto dos rapazes da Karasuno quanto até de personagens secundários de outras escolas. E particularmente gostei muito disso, de não se concentrar apenas e exclusivamente nos principais, trazendo um pouco de espaço pra esses inúmeros oponentes que os enfrentam ao longo da narrativa poderem contar uma parcela de sua história no vôlei, mostrando que não são nenhum tipo de vilão que precisa ser destruído a qualquer custo – não é esse tipo de história. São todos meninos que também treinaram muito para obterem uma vitória e que desejam exatamente a mesma coisa que as outras escolas. Estão todos jogando e lutando por um objetivo em comum, mas que, no final, só um poderá conquistar.

Então é fácil de simpatizar com essa gama de personagens, e difícil de não se comover, mesmo que um pouco, quando sentem o gosto amargo da derrota. E se em algum momento você se esqueceu, então é relembrado novamente que são apenas adolescentes entre 15 e 17 anos que se desfazem em lágrimas porque queriam aquilo tanto quanto quem venceu. A derrota e a frustração fazem parte dos esportes e da vida, e é algo triste e ao mesmo tempo admirável, porque traz uma importante reflexão: apesar de perder, não quer dizer que você não se esforçou nem tentou até o último segundo. E a frustração, muitas vezes mais que a própria vitória, move as pessoas, fazendo-as correr atrás do que desejam com ainda mais vontade.

"O fato de serem fracos significa que há espaço para melhorar. E não há alegria maior do que essa."

O que também adorei observar no decorrer da história é o fato de, apesar de serem todos adversários em quadra, fora dela os meninos da Karasuno e de diversas outras escolas que se enfrentaram mantêm uma relação muito amigável e respeitosa, com conversas e treinos conjuntos amistosos, onde, inclusive, muitos alunos mais velhos e mais experientes dão dicas e ensinam táticas valiosas aos mais novos. Não há nenhum tipo de animosidade, somente uma rivalidade saudável e uma certa admiração entre os jogadores, além de momentos engraçados de provocações leves.

Haikyuu!!, além de inspirador, também é muito divertido, com personagens e animações cômicas que pessoalmente me entretêm muito. É um shounen, portanto se concentra muito nos personagens masculinos – apesar de ter situações onde times femininos são apresentados à narrativa, o foco está nos times masculinos de diferentes escolas do Japão. Há algumas, no entanto, que aparecem com frequência, e felizmente não é o tipo de história que sexualiza constantemente as poucas personagens femininas mais recorrentes, o que é ótimo e não cria momentos desagradáveis de assistir.

Sempre gostei de ver os jogos de vôlei nas Olimpíadas, por exemplo, mas agora consigo achar o esporte ainda mais empolgante, além de ter passado a entender um pouco mais a respeito de regras e posições de um time de vôlei, já que a história também tem sua dose de didática. Sem falar na maneira em como tudo é tão belamente representado: no mangá, as ilustrações das jogadas mais simples até as mais insanas são impressionantes. O quão trabalhoso deve ser, além de ter que construir personagens e uma narrativa atraente, ter o entendimento das jogadas do esporte, definir estilos de jogo de diversos times e ter ampla noção pra poder desenhar todas as possíveis trajetórias de uma bola que varia a cada tipo de toque que a mão faz? É demais poder apreciar a história tão bem ilustrada, então as animações, com cores, efeitos de som, trilhas sonoras emocionantes e até os momentos dramáticos onde há completo silêncio são ainda mais incríveis. As partidas com adversários fortes são verdadeiramente épicas de se assistir. Todos esses fatores são o que tornam a história tão bacana, tão cativante e comovente em diversas situações.

Hinata Shouyou no capítulo 314 de "Haikyuu!!"

Haikyuu!! está em sua quarta temporada, que tem 13 episódios, e a segunda metade restante está prevista para ser lançada a partir de outubro. Os episódios estão disponíveis legendados na Crunchyroll. O mangá foi finalizado recentemente, no dia 20 de Julho, o que rendeu muitos depoimentos emocionados e fanarts em homenagem ao autor e sua obra pelas redes sociais. Eu ainda estou lendo, mas já sinto que será triste ter que me despedir dessa história que passei a gostar tanto. Mas pelo menos ainda terão algumas temporadas de anime pra poder aproveitar, né? Fica a dica pra vocês lerem ou assistirem!
Giovanna Napoli

Publicado por

Giovanna Napoli

23 anos, designer gráfico, gateira que gosta de falar de animes e ouvir kpop.

2 comentários

  1. Oi, Giovanna. Tudo bem?
    Gostei da dica, acho que o último de esporte que assisti foi Super Campeões e eu amava Oliver Tsubasa e sua jornada. Vou procurar para assistir.

    Beijos, Vanessa
    Leia Pop

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa! Que legal, eu não conhecia esse Super Campeões. Imagino que devia ter muitas cenas emocionantes de partidas suadas também, né? hahahah
      Os jogos mais difíceis foram os arcos mais legais de Haikyuu. Espero que goste e se divirta caso assista! Abraços!

      Excluir