Wandavision, Episódio 8: Nos Capítulos Anteriores...

 “Mas o que é o luto, se não o amor que perdura?”

No oitavo e penúltimo episódio de Wandavision, fazemos uma viagem pelos “capítulos anteriores” tanto da série, quanto da vida de Wanda Maximoff - um pulinho no passado para que possamos compreender mais o presente. Spoilers abaixo!

No universo mainstream dos super-heróis, raramente se discute o luto e a perda. A temática da morte está sempre rondando essas narrativas - vemos quase todos os heróis perder alguém que amam, e até uns aos outros - mas é difícil vermos-os lidar com esse tipo de trauma de forma aprofundada, mesmo que alguns desses personagens sejam pessoas que tiveram a vida marcada por perdas dolorosas, como foi a de Wanda até aqui.

Como ela era uma personagem secundária, não sabíamos quase nenhum detalhe sobre a sua vida, tanto antes quanto depois de sua aliança com Ultron e consequente entrada nos Vingadores. Agora, no episódio 8 de Wandavision, Agnes leva Wanda por uma “viagem astral” através dos eventos traumáticos de sua vida para forçá-la a descobrir como ela criou o Hex - pois a própria Wanda já admitiu várias vezes não se lembrar como - e com isso, descobrimos muito mais coisas.

A cena em que vemos a infância dos irmãos Maximoff na Sokovia é de uma sensibilidade incrível. Ela, seus pais e o irmão se reuniam para assistir sitcoms americanos e treinar o inglês, imagino que para sair da Sokovia eventualmente, e essa é uma memória muito querida para Wanda, provavelmente uma das poucas memórias boas de sua vida. Revivemos a noite em que a bomba (das indústrias Stark) atinge o apartamento da família e mata seus pais, deixando Wanda e Pietro órfãos. 

Os dois falam sobre esse dia em Era de Ultron, mas agora que vemos como tudo aconteceu, é bem mais pesado. A família estava assistindo o Dick Van Dyke Show quando a bomba atingiu, e Wanda e Pietro ficam soterrados debaixo de escombros enquanto a televisão continua passando o programa, num misto bizarro de explosões e risadas de auditório. Eles ficaram ali por dois dias até o resgate chegar.

Entende-se que a ideia de vida, e de família, perfeita que Wanda tem vem desses sitcoms que ela assistia quando criança - Dick Van Dyke Show, A Feiticeira, The Brady Bunch, Malcolm In The Middle… onde nada de ruim acontece, e se acontece, tudo acaba bem no final do episódio. Ninguém morre, ninguém vai embora, e todos são devidamente felizes em suas vidas roteirizadas. Os sitcoms se tornaram um mecanismo de enfrentamento para Wanda, um refúgio para quando a vida fica muito difícil para encarar de frente - assim como todos nós temos aquele filme ou série que nos acalenta, Wanda tem os sitcoms, e inconscientemente isso se tornou sua inspiração para o Hex.

Vemos isso também quando Wanda vai viver no complexo dos Vingadores, após a morte de Pietro. Sozinha e em luto, ela passa a maior parte do tempo em seu quarto, assistindo à tv - e é quando ela se aproxima de Visão, que a ajuda a superar a morte do irmão. É a cena mais bonita do episódio e que traz a fala que define melhor a série: “O que é o luto, senão o amor que perdura?”. O amor de Wanda pelos pais, pelo irmão, pelo marido… é isso que a move, e a perda deles é o que a levou à ruína.

Foi o amor do irmão que a ajudou superar a morte dos pais, e o amor de Visão que a ajudou seguir em frente e começar uma nova vida, cercada por desconhecidos, em um país estrangeiro. Quando ela não tinha mais ele, ela não tinha mais nada. Era esse o sentimento de “vazio” que ela sentiu após não poder dar nem um funeral digno para o Visão, que foi desmontado e tratado apenas como uma arma, um instrumento, pela S.W.O.R.D - pelo diretor Hayward, que mentiu sobre o paradeiro do corpo do sintozóide.

A parte mais triste disso tudo é quando descobrimos que os dois iriam morar juntos, haviam comprado um terreno em… Westview, Nova Jérsei. Wanda não tinha mais um lar - o que ela tinha havia ficado lá longe, em Sokovia, e sua chance de ter um novo lar foi-lhe ceifada após a morte de Visão nas mãos de Thanos. É de cortar o coração ver que a história de Wanda Maximoff não teve um final feliz, como a de tantos outros após o Blip. Ela foi a única que não tinha mais ninguém, e sozinha, viu-se enlouquecer pelo luto.

Agatha Harkness revela, ao fim do episódio, que a fonte do poder de Wanda é a magia do caos, que ela é uma Feiticeira Escarlate. Ainda não sabemos o que isso significa no MCU, mas sabemos que é um sinal de grande poder, e é o que Agatha procura. Sabemos agora que a bruxa está em busca de mais poder desde Salem, no século XVII, onde matou todo o seu Coven, incluindo sua mãe, e absorveu os poderes de todas aquelas bruxas. Agora, ela quer o poder de Wanda. Para isso, sequestrou seus filhos, e agora vai usá-los contra ela.

O último episódio, que vai ao ar amanhã, dia 5 de março, promete ser incrível - mas não vamos criar grandes expectativas e teorias malucas, já que tem muita coisa a ser resolvida em pouco tempo - incluindo o novo Visão, em sua versão all-white, criação da S.W.O.R.D, que apareceu na cena do meio dos créditos. Teremos um embate entre Visões? Rinha de andróides? Rinha de bruxas? Mais revelações? Doutor Estranho? E o Mefisto, era fake news? Cadê o Falso Pietro, e a Monica? A Darcy ainda tá presa no trânsito?

Tá vendo… baixas expectativas, hein.

Luiza de Toledo

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Luiza de Toledo

23 anos, estudante de letras, professora, pseudo-cinéfila e sommelier de fanfiction.

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