Wandavision: Episódios 5 e 6

“Em um episódio muito especial…” abriram-se as portas da reviravolta em Wandavision, mas em “Um halloween assustadoramente inédito” elas foram escancaradas, e as coisas ficam cada vez mais tensas na fanfic mais adorada do MCU. Dois episódios, um post, e muitos spoilers abaixo!

A coisa que eu mais gostei nesses últimos episódios é que, passando do meio da temporada, Wandavision abraçou de vez o “surrealismo” que nos faz tão fascinados com a história e a estética da série. O clima bizarro em Westview agora não se dá só por conta dos poderes de Wanda, mas também da participação dos vizinhos, que parecem estar cada vez mais conscientes do seu papel ali dentro, realmente agindo como atores dirigidos pela Wanda, perguntando-a em todas as suas interações se o que eles estão fazendo está de acordo com a vontade da Feiticeira, ou se ela quer que eles mudem ou comecem a interação novamente, como se ela fosse a diretora de um filme ou de um programa de televisão. Wanda parece incomodada e desconfortável com isso, mas não o suficiente para mudar a situação da cidade.

O que realmente a incomoda é a crescente tomada de consciência do Visão, que depois do final do episódio 3, percebe que há algo de errado com a cidade em que vivem, e que tudo ali remonta à sua esposa. No episódio 5, ambientado nos anos 80, inspirado pelo sitcom Full House, enquanto os gêmeos crescem, Visão confronta Wanda diversas vezes sobre a situação em que estão vivendo. Ele até aponta que, quando as coisas não vão de acordo com o que ela quer, eles vão dormir e quando acordam, já está tudo mudado.

Nossa fanfiqueira não muda de ideia, nem quando o S.W.O.R.D resolve interferir. No ápice do episódio, o trio de agentes (Jimmy, Monica e Darcy) tentam convencer o diretor Hayward de que Wanda não é uma grande ameaça e que não deveria tentar machucá-la, mas têm êxito, causando um confronto direto entre Wanda. Pela primeira vez na série, ela sai do domo, virada no ódio, com seu uniforme vermelho e tudo, e pede, educadamente, para que a S.W.O.R.D pare de interferir no “seu lar” - e que da próxima vez ela não vai ser tão boazinha.

Quando parece que está tudo bem, e Wanda e Visão quase chegam em um consenso, há batidas na porta do lar dos Visão-Maximoff… e lá está, o irmão gêmeo perdido de Wanda, Pietro. Mas ele não é o Pietro que lembramos de Era de Ultron, e Wanda sabe disso.

Um dos pontos principais do episódio 5 é sobre como não se pode reverter a morte, mesmo que ela seja dolorosa. Vemos isso no discurso que Wanda dá aos seus filhos quando os mesmos a pedem para reviver seu cachorrinho, Sparky, que tinha acabado de morrer. A questão é que Wanda está sendo hipócrita, pois trouxe de volta à vida Visão, e talvez seu irmão também. Não sabemos ao certo, pois quando Pietro aparece, ela mesmo confessa não ter feito aquilo, e no momento, não tinha porque mentir para o Visão.

Evan Peters é quem dá vida a Pietro Maximoff, o Mercúrio, no episódio 6, quando entramos na estética dos anos 90 - e não é a primeira vez que ele interpreta o personagem. Na falecida (e flopada) franquia X-Men da Fox, o ator também interpreta o Mercúrio, onde é chamado de Peter. Pra mim ele é uma das melhores partes daqueles filmes, o personagem mais icônico, que nos trouxe o meme do “ao som de Sweet Dreams”, derivado da cena em que ele salva toda a Mansão Xavier, em câmera lenta, ao som do sucesso do Eurythmics, em X-Men Apocalypse. A escolha foi deliberada pela Disney, e pode significar muitas coisas.

A primeira delas é que talvez seja apenas uma forma de fazer crossover como easter egg para o público, sem muitas consequências reais para a trama e para o universo cinemático da Marvel. Ou talvez, em uma segunda análise, seja o início da trama do Multiverso, onde os personagens de outros universos (como o da Fox, que foi comprada pela Disney) sejam incorporados no MCU - e Peter seria o primeiro deles, trazido pelos poderes de alteração da realidade de Wanda. A terceira seria que a escolha de Evan Peters seria proposital para causar confusão e familiaridade ao mesmo tempo para público, e que sua aparição tenha algo mais sinistro por trás. Muitos teorizam que Peters seja, na verdade, o Mephisto - o demônio que poderia estar por trás das ações de Wanda, e que, nesse episódio, esteja se disfarçando de seu irmão para poder controlá-la mais de perto, já que agora Visão está fugindo do “script”.

Em qualquer caso, não temos nenhuma confirmação de nada no mais recente episódio da série. No especial de Halloween, a cidade de Westview comemora a data com o tradicional “doces ou travessuras” das crianças - crianças estas que não existiam nos episódios passados, e que apareceram aos montes nesse (só pra adicionar mais um ponto na bizarrice que é Westview sob controle de Wanda). Peter é o típico irmão inconveniente, que é adorado pelos sobrinhos e detestado pelo cunhado, dorme até tarde no sofá e faz todas as vontades das crianças. Wanda ainda desconfia da presença dele, mas deixa acontecer. 

Pietro é provocador e sempre está apontando inconsistências nessa realidade alternativa de Wanda, mas é apenas com ele que ela se sente à vontade o suficiente para desabafar e falar sobre como as coisas foram ficar daquele jeito. Ela confessa que não se lembra, e que um dia sentiu-se sozinha e vazia, como se vagasse no nada - e então, acordou naquela realidade. Apesar de tudo que aconteceu em Westview, o luto de Wanda é profundo e a conecta com a audiência, que simpatiza com ela mesmo que ela seja a “vilã” da história.

Enquanto isso, o Visão faz uma investigação e percebe cada vez mais a estranheza com a qual seus vizinhos se comportam, e que as coisas ficam ainda mais esquisitas no limite da cidade, onde ele tem uma conversa reveladora com Agnes, onde ela revela que ele deveria estar, de fato, morto. Ele fica confuso mas promete que irá tentar ajudar os moradores de Westview. Tudo isso culmina nele tentando deixar o domo, sob o olhar atento da S.W.O.R.D - mas é impedido por Wanda, que é avisada por Billy (que dá indícios de ter poderes psíquicos, assim como a mãe). Para proteger sua fantasia, Wanda expande mais os limites da cidade e do domo, salvando Visão e transformando a base da S.W.O.R.D em um… circo.

As barracas viram lonas e os soldados, palhaços. E é por isso que eu gosto da Wanda, ela não perdoa, não tem dó e faz tudo com estilo. 

Monica Rambeau, Jimmy Woo e, infelizmente, o diretor Hayward conseguem escapar em um carro, para buscar ajuda. As coisas ficaram seríssimas agora, e tudo depende deles para voltar ao normal. Darcy Lewis ficou presa dentro de Westview, mas não sabemos qual será seu “personagem” no próximo episódio. Wanda, por sua vez, está mais do que nunca buscando vingança e vai fazer o que precisar para proteger sua família, e sua nova realidade.


Luiza de Toledo

Publicado por

Luiza de Toledo

23 anos, estudante de letras, professora, pseudo-cinéfila e sommelier de fanfiction.

0 comentários