Wandavision: Episódio 3, Agora em Cores

Wandavision está “agora em cores” e as coisas começaram a ficar sérias… Alerta de spoilers!

O mundo de Wanda e Visão agora está em technicolor. Inspirado por “The Brady Bunch”, o terceiro episódio da série, “Agora em Cores”, é totalmente anos 1970: muita cor, saturação, estampas, costeletas e black powers, e psicodelia - bastante dessa última por conta da Feiticeira Escarlate e sua gravidez relâmpago. Eu adorei a sequência de abertura, a estética e os figurinos da época estão incríveis. Tá sendo super legal ver a mudança de aparência não só dos personagens principais, mas também de toda a cidade, e até da casa deles, a cada mudança de década por episódio.

No final do segundo episódio, vemos Wanda aparecer grávida de repente. Ainda não sabemos como, pois é meio óbvio que o Visão, sendo um “sintezóide”, não tem como engravidar alguém. Talvez a gestação seja mais uma alteração no tecido da realidade feito por Wanda, ou ainda uma manipulação de um agente externo, como nos quadrinhos, onde os gêmeos são fruto de Mephisto, o já mencionado “demônio” da Marvel (mas não vamos entrar nesses méritos aqui pra não complicar demais, rs).

A primeira metade do episódio é super engraçada, tendo Wanda e Visão lidando com todas as fases da gravidez em um só dia, deixando o Visão no mínimo confuso com tudo que está acontecendo. Ver eles decorando o quarto do bebê, escolhendo os nomes, aprendendo a trocar fralda, ensaiando o parto, todas essas coisas que “casais normais” fazem quando estão esperando um bebê foi muito fofo. Também é incrível ver o entrosamento e a química entre Elizabeth Olsen e Paul Bettany atuando - que eu acho que melhorou muito desde Guerra Civil, eles parecem bem mais a vontade e mais entrosados aqui, fazem a gente torcer por essa casal fofo e improvável que são Wanda e Visão.

Tudo fica diferente na hora que Wanda começa a sentir as contrações do parto. É como se, no descontrole, a realidade criada ao redor dela começasse a ser impactada pela falta de concentração dela mesma causada pelas dores que está sentindo. A luz da vizinhança acaba, começa a chover dentro de casa, os quadros caem e giram sozinhos nas paredes, e até uma cegonha aparece para perambular dentro da casa. Enquanto isso, Geraldine ajuda Wanda com o parto dos gêmeos, Tommy e Billy.

Primeiro, preciso dizer que me emocionei muito quando, depois do nascimento dos meninos, Wanda se lembrou do irmão, Pietro, e cantou para os filhos uma canção de ninar em sua língua materna (sokoviano? sokóvio? não sei). Foi uma cena linda e nos mostrou que, mesmo escapando da realidade, Wanda ainda se lembra de seu passado e ele é parte fundamental de sua personagem.

Depois, somos apresentados a um lado diferente da Wanda - que já era de se esperar desde o início. Nesse episódio, nos mostram mais dicas de que, talvez, seja mesmo a própria Wanda manipulando o Visão (que eu aposto aqui que é uma criação dela, pois ela tem mais controle sobre ele do que no resto das pessoas ao seu redor) e toda a cidade de Westview. Quando Geraldine - na verdade, Monica Rambeau - “sai do personagem” e dá a entender de que está infiltrada ali (pela S.W.O.R.D, que está representada no seu colar com pingente de espada), Wanda sai de seu estado pleno e feliz e se transforma, toda sua linguagem corporal, voz, atitude, mudam e ela expulsa Monica da cidade, fazendo-a voar para fora do domo cercando o lugar e prendendo a todos ali. Atuação 10/10 da Lizzie Olsen, sem defeito nenhum, Disney, por favor, garante essa indicação ao Emmy.

O Visão também começa a perceber que algo de errado não está certo. Ele recebeu dicas de várias outras pessoas durante o episódio - o vizinho Herb cortando o muro com a serra, em vez de cortar as plantas, o médico que disse não poder “escapar” da cidade (dando a entender estar preso ali), e, mais para o final, Agnes e Herb contando-o sobre Geraldine e sua chegada repentina a cidade, como se ela fosse um “personagem” fora do lugar - sem casa, sem família, sem passado. Quando questiona Wanda sobre tudo isso, ela só dá de ombros, dizendo que Geraldine simplesmente teve que “correr para casa”, após expulsá-la de sua brincadeira de casinha.

Especulo aqui que estamos vendo uma construção de “vilã” para Wanda, onde, para manter a vida paralela perfeita que criou para fugir da realidade de luto que vivia, ela vai fazer de tudo - inclusive coisas moralmente duvidosas. Principalmente agora que seus filhos nasceram. Talvez seja o início da espiral que leva Wanda a ser a vilã do próximo filme do Doutor Estranho, “Multiverso da Loucura”, que está sendo filmado em Nova York.

“Agora em Cores” é um ótimo episódio de transição, apesar de sido bem curto, e encerra o primeiro ato da série, que começa a se afastar mais dos sitcoms e da “vida perfeita”, a famigerada fanfic, criada pela Wanda e começamos a entrar no território obscuro por trás da manipulação da realidade na pequena cidade de Westview. Com o envolvimento da S.W.O.R.D e seus agentes (não só a Monica Rambeau, mas também Darcy Lewis, a antiga estagiária da Jane Foster, em Thor, e Jimmy Woo, o ex agente do FBI, de Homem-Formiga) vamos começar a entender o que tá rolando por fora do domo - e dentro dele também.

Talvez. Eu acho. Porque não tem como ter certeza de nada nessa viagem que é Wandavision.


Luiza de Toledo

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Luiza de Toledo

23 anos, estudante de letras, professora, pseudo-cinéfila e sommelier de fanfiction.

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