Top 5 Músicas de Natal (que não são da Mariah, nem da Simone)

Quando chega essa época do ano, duas coisas são certeza: o especial de Natal do Roberto Carlos na Globo e a volta de Mariah Carey ao topo da parada da Billboard com seu hit natalino “All I Want For Christmas Is You” - e aqui no Brasil, é claro, o clássico “Então é Natal”, da cantora Simone, se faz presente em todos os lares enquanto nos preparamos para as festas de fim de ano.

Trouxe essa lista pra todo mundo que já não aguenta mais as mesmas músicas todo ano e tá procurando por uma playlist de Natal mais diversa e que agrade a todos os ouvidos!


5. What Christmas Means to Me - John Legend feat. Stevie Wonder

John Legend lançou em 2018 o álbum “A Legendary Christmas”, seu primeiro álbum dedicado ao Natal, no mesmo ano em que o mesmo foi o primeiro homem negro a se tornar um EGOT. O álbum foi como uma comemoração das conquistas que o cantor teve naquele ano, e também contou com várias músicas incríveis no tema do Natal, incluindo um cover do clássico moderno “What Christmas Means to Me”, do lendário (*pisca*) Stevie Wonder.

O clipe dessa música é uma graça, muito festivo e conta com a presença do próprio Stevie, tocando gaita, e da esposa de Legend, Chrissy Teigen. Ele é ótimo pra já entrar no clima das festas e dançar com toda a família.

4. Christmas Makes Me Cry - Kacey Musgraves

Essa é pra quem não é assim tão fã das festas de fim de ano. Muitas vezes, essa época festiva é sinônimo de muita solidão pra algumas pessoas, seja qual for o motivo, e mesmo com tanta “alegria” no ar, é difícil se sentir incluído na magia do Natal quando há tantos problemas na vida.

A cantora country Kacey Musgraves captura perfeitamente essa melancolia de final de ano em sua música “Christmas Makes Me Sad” - cujo título já é bem auto explicativo - do álbum especial de Natal, “A Very Kacey Christmas”. Recomendada não só pra quem se identifica com esse lado triste dos feriados mas também pra quem é como eu e ama uma música triste pra poder chorar sem culpa.

3. Santa Claus is Coming to Town - Jackson 5



Santa Claus is Coming to Town” é uma canção clássica de Natal e foi gravada pela primeira vez em 1934, para uma performance de rádio do cantor Eddie Cantor (sim, o sobrenome dele é cantor, quem diria?). Desde então, ela ganhou inúmeras versões de diversos artistas diferentes, cada um atribuindo seu próprio estilo à ela.

Minha favorita de todas é o cover do Jackson 5, lançado em 1970, no disco especial de Natal do grupo. Ela tem aquele ritmo R & B típico da Motown Records - famosa gravadora que lançou vários artistas da black music americana entre os anos 60 e 70 - com o estilo alegre, descontraído e super dançante dos irmãos Jackson e, em especial, o vocal de Michael, quando ainda era criança.


2. Last Christmas - Wham!



Não seria uma lista de músicas natalinas sem uma romântica no meio.

Last Christmas”, da dupla britânica Wham! (famosa por lançar o cantor George Michael ao estrelato), é de 1984 e tem tudo que uma música dos anos 1980 pode ter: sintetizadores, teclados, letra de amor bem melosa e um clipe com muito suéteres e cabelos de poodle.

Piadas à parte, é uma música bem fofa e gostosa de ouvir e nesses quase 40 anos se tornou um dos clássicos pop de Natal, com covers de artistas como Ariana Grande, Carly Rae Jepsen, Gwen Stefani e até uma versão do elenco da série da Glee - mas, pra mim, a original ainda é a melhor.


1. Happy Xmas (War is Over) - John Lennon e Yoko Ono, Plastic Ono Band, Harlem Community Coral



Lançada no natal de 1971, “Happy Xmas (War is Over)” não é originalmente uma música de natal, mas sim uma música de protesto contra a Guerra do Vietnã. Na mesma época, John Lennon já havia lançado outras músicas com um contexto pacifista, como “Imagine” e “Give Peace a Chance”, ambas de grande sucesso com o público. O lançamento da canção foi seguido pela distribuição de outdoors em preto e branco por 12 grandes cidades ao redor do mundo com a mensagem: "WAR IS OVER! If You Want It – Happy Christmas from John & Yoko" (A GUERRA ACABOU! Se você quiser - Feliz Natal de John & Yoko”. 

Tanto a música quanto o visual dos outdoors se tornaram icônicos e sempre marcam essa época do ano - e não é por menos, a canção é uma emocionante mensagem de paz, união e esperança por um futuro melhor e menos injusto, e que, infelizmente, tornou-se atemporal, mas também um lembrete de que tudo pode melhorar (se nós quisermos).

Em 2018, o filho de John e Yoko, Sean Ono Lennon, lançou uma versão da música juntamente com Miley Cyrus e o produtor Mark Ronson, que é muito boa também!

(E você também pode conhecê-la como “a música da Simone, só que em inglês”, rs.)
Luiza de Toledo

Publicado por

Luiza de Toledo

23 anos, estudante de letras, professora, pseudo-cinéfila e sommelier de fanfiction.

0 comentários