A Disney+ (que logo logo chega no Brasil!) liberou nesta sexta-feira a segunda temporada de O Mandaloriano, sua série original de maior sucesso e a alegria dos fãs de Star Wars depois da bomba que foi O Despertar da Força (pausa para os flashbacks de guerra). Ao longo dessa nova temporada, vou trazer toda semana um post diferente - um para cada episódio - pra gente discutir, teorizar, surtar, e em geral, falar sobre a história do nosso novo Mandaloriano favorito.
É bom lembrar que: esse e os outros textos contém spoilers! Não só da série mas também de outros filmes/propriedades do universo Star Wars.

Da última vez que o vimos, Din Djarin tomou a responsabilidade de devolver A Criança (também conhecido como Bebê Yoda, também conhecido como o neném de 50 anos mais fofo da galáxia) para seu povo de origem - o problema é que ninguém noção de onde surgiu essa criaturinha. Tudo o que, nós, os fãs, sabemos é que ele é da mesma espécie que o famoso Mestre Yoda, não sabemos qual o planeta de origem deles e nem mesmo o nome de sua espécie - ou seja, se nem a gente, com o poder da Wookieepedia do nosso lado, sabemos de alguma pista, imagina o pobre Mando.
O primeiro episódio dessa temporada mantém o tom da última, essa ópera espacial misturada com faroeste e filmes de samurai - que é basicamente a essência de Star Wars - mas também nos dá uma ideia de como o resto da jornada do “clã de dois” vai ser nessa nova trama - Mando e o bebê irão viajar a galáxia em busca de outros mandalorianos que possam o ajudar a cumprir sua promessa.
Em “The Marshall”, Mando volta a Tatooine - aparentemente o destino preferido de todo mundo na galáxia, mesmo sendo aquela várzea de planeta no meio nada - quando tem notícias de que outro mandaloriano estaria vivendo lá - mas, na verdade, não é bem assim. O que encontramos em Mos Pelgo - um dos “postos” do planeta - é o xerife Cobb Vanth, interpretado por Timothy Olyphant - personagem que já apareceu nos livros do universo expandido, mas que fez sua estréia nas telas aqui - que usa uma velha e surrada armadura mandaloriana para afirmar autoridade no pequeno povoado dali. Acontece que a armadura que ele usa não é qualquer armadura.
Não, meus amigos, a armadura que esse homem usa é, só, a armadura mais conhecida da galáxia - depois da do Darth Vader, lógico. Nos deparamos com a armadura de Boba Fett, o primeiro e mais famoso mandaloriano, caçador de recompensas e assassino de aluguel, sem explicação nenhuma de como ela foi parar ali. Como sabemos (ou, pelo menos, sabíamos) Boba Fett morreu ao ser jogado em um poço de Sarlacc e ser engolido pelo monstro, sem chance de sobrevivência. Certo?
Errado!
Mas Mando não sabe disso - ainda. Ele faz acordo com o xerife para recuperar a armadura e levá-la para seu povo, onde ela pertence, em troca de ajudar o povoado a se livrar do Dragão Krayt que assola Mos Pelgo e seus arredores. É uma missão ambiciosa que une os cidadãos de Mos Pelgo e o Povo da Areia (famosos em Star Wars pela sua hostilidade) para matar o monstro - que super me lembrou as minhocas gigantes de Duna - e garantir a paz entre todos naquele cantinho de Tatooine. Já tínhamos visto uma história parecida na temporada passada, em “Santuário”, mas foi bem legal ver a humanização do Povo da Areia e a expansão da história pós O Retorno de Jedi, mostrando pra gente o que rolou em Tatooine quando o Império caiu.
E aí, quando o dragão é derrotado, a harmonia é restaurada e o xerife Vanth devolve a armadura para Mando, achamos que tá tudo bem. Acabou o episódio, tchau, até sexta que vem!
Porém, assim como no primeiro episódio da primeira temporada, temos uma revelação bombástica no último minuto.
No meio do deserto, embaixo dos dois sóis de Tatooine, um homem em um manto preto está de costas para a câmera. Ele se vira, e, depois de anos de mistério, especulação, teorias e loucuras de nerd, vemos Boba Fett (interpretado por Temuera Morrison, retornando depois de interpretar Jango Fett na trilogia prequel) vivo e muito bem, obrigado, pela primeira vez depois de O Retorno de Jedi.
A partir daí as possibilidades são inúmeras. Eu não acredito que ele seja algum dos clones do Jango Fett, como já vi bastante gente especulando nos últimos dias, acho que ele realmente é o Boba Fett - que, de alguma forma, sobreviveu ao Sarlacc e está vivendo discretamente em Tatooine por todos esses anos. Agora, qual vai ser a relevância dele para a trama? Ele vai querer a armadura de volta? Vai rolar uma rinha de mandalorianos? Ou eles vão se unir para um bem maior? Só os próximos episódios dirão.
O que eu sei é que só Jon Favreau pode nos proporcionar momentos como esses e foi muito bom tê-lo de volta na direção dos episódios. A ressurreição do Boba Fett é só início, essa temporada vai ser incrível!
0 comentários