Indicação: Lendas (HQ)

Pra comemorar esse Dia do Folclore nacional, seguindo o post de quinta-feira, trago aqui pra vocês uma indicação de um trabalho incrível que eu já tinha ouvido falar há muito tempo, mas só parei para conferir esse ano: o anuário de arte “Lendas”, projeto do Chiaroscuro Studio.

Logotipo ilustrado da HQ "Lendas", da Chiaroscuro Studio

O livro traz 50 ilustrações de lendas folclóricas (histórias e personagens) de Norte a Sul do Brasil, feitas por 50 diferentes quadrinistas brasileiros. Juntamente com essas ilustrações diversas, vem também um estudo e uma descrição de cada uma das narrativas presentes ali, representando suas origens, variações, etc. É uma obra completíssima e super legal de se conferir, ainda mais pra quem gosta do assunto ou quer se aprofundar mais nas histórias do nosso país que tem para contar - que não são poucas! Por meio do Lendas, além de me familiarizar melhor com algumas lendas famosas que a gente ouve falar a vida toda (como o famoso Saci, ou a sereia Iara, ou a Cuca, que fez parte da infância de tanta gente no Sítio do Pica-Pau Amarelo), acabei conhecendo histórias novas das quais eu nunca tinha ouvido falar e que me deram uma visão bem mais dinâmica e enriquecedora do nosso arcabouço de histórias populares e lendas. 

Além disso, tive a oportunidade de conhecer e prestigiar o trabalho de artistas nacionais, muitos dos quais estão nesse projeto representando a cultura dos seus estados e regiões de origem, o que é fantástico e super inspirador.

"Lendas" foi lançado em 2018, após uma campanha bem sucedida no Catarse, e agora em 2020 foi disponibilizada pelos seus criadores gratuitamente na internet. Se você se interessou pelo projeto, clica aqui para baixar e ler também!
Luiza de Toledo

Publicado por

Luiza de Toledo

23 anos, estudante de letras, professora, pseudo-cinéfila e sommelier de fanfiction.

4 comentários

  1. Oi, Luiza. Tudo bem?
    Fui conferir a HQ e amei as ilustrações. Também amei o fato de ter texto em português e inglês para alcançar maior público com nosso folclore. Excelente indicação!

    Beijos, Vanessa
    Leia Pop

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa! Achei incrível essa sacada do texto ser duplamente em português e em inglês, não sei como foi a recepção lá fora, mas espero que tenha alcançado e educado bastante gente, porque o trabalho é tudo de bom.
      Bjs :)

      Excluir
  2. Achei o projeto super bacana e quero conferir. O link que vc colocou no post não está levando ao HQ, mas achei a obra na internet e já baixei.
    Lembro que quando eu era criança a lenda que mais me dava medo era a do Lobisomen, pois os mais velhos sempre diziam te-lo visto, mas aqui na minha cidade a Loira do Banheiro reina, haha.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leslie! O link se perdeu na edição do html do post, mas já consertamos, perdão pela confusão.
      Eu adoro que algumas cidades realmente existe a crença de que alguém é lobisomem ou de que as pessoas veêm ele de vez em quando, faz a gente pensar no que é real e no que não é, acho fascinante ouvir essas histórias hahah bjs!

      Excluir