Quase Famosos: uma ode ao fã de rock 'n roll

Elenco do filme "Quase Famosos"

Acho que já fazem quase 10 anos que assisti Quase Famosos pela primeira vez. Lembro que, na época, a VH1 passava alguns filmes que tinham música como tema na programação da noite, e foi lá que a pequena eu-adolescente ficou fascinada com esse filme. Sempre gostei muito de música (de ouvir e apreciar, porque realmente nunca aprendi a tocar nenhum instrumento), então, para mim, qualquer mídia que tratasse do assunto já era incrível por si só, porém, quando pensamos em filmes e séries que tenham o mesmo tema, eles são feitos pela perspectiva do músico. Quase Famosos nos traz uma nova perspectiva, a do fã.

O longa é inspirado nas experiências do diretor, Cameron Crowe, que, assim como o protagonista William Miller, foi um adolescente que escrevia para a Rolling Stone e acompanhou diversas bandas, como Led Zeppelin, Eagles e Allman Brothers Band, em suas turnês durante os anos 1970. William, por sua vez, acompanha a banda fictícia Stillwater pelo verão de 1973 e vira sua vida de cabeça para baixo. O garoto tenta entrevistar os membros da banda em diversas ocasiões durante o filme e sua pergunta mais importante é: “O que o rock and roll (ou a música em geral) significa para você?”.

Essa pergunta, pra mim, é o que move o filme. A gente percebe o quão importante a música é para cada um dos personagens – para o crítico Lester Bangas, que apesar de dizer que o rock and roll já havia morrido, continuava teimosamente escrevendo sobre ele, para o guitarrista Russell Hammond, que só se liberta dos seus demônios internos no palco, para Penny Lane, que se reinventou e conquistou sua independência vivendo na estrada e pelo seu amor à música (e não só aos músicos), para todas as groupies que gritam e choram e quase morrem pelos seus ídolos, e para o próprio William, que encontra ainda na infância um refúgio e uma forma de expressão na música que o acompanhou pela vida toda.

Uma das cenas que reflete isso tão bem é quando, mais para o final do filme, uma das groupies (ou band-aids, como elas gostam de serem chamadas), Sapphire, reclama para Russell que as novas groupies que acompanham a banda, dizendo que “elas nem sabe o que é ser fã, sabe? o que é amar tanto um trechinho de uma música, ou alguma banda, tanto que até dói”. Sapphire não tava ali só pelas festas e pelos shows de graça e pelos caras (apesar de estar ali por isso também), ela estava ali pelo amor à música e pelo o que a faz sentir.

Quase Famosos é uma ode ao fã de rock and roll, aquele que vive pela sua banda favorita e sabe todas as músicas e os detalhes de cor, e apelando pra esse impacto que o rock tem na vida de tanta gente, o filme tornou-se um ícone e um dos clássicos da década de 2000. Esse ano, ele completa duas décadas desde sua estréia no Festival Internacional de Cinema de Toronto, e para comemorar, o podcast norte-americano Origins lançou uma série de episódios intitulados "Origins: Almost Famous Turns Twenty", que estreou dia 8 de julho, na semana passada. 

O podcast vai reunir o elenco icônico do filme, contando com Kate Hudson, Billy Crudup, Patrick Fugit, Zooey Deschanel, Jimmy Fallon, Frances McDormand e Jason Lee, o diretor e roteirista Cameron Crowe, os músicos Peter Frampton e Nancy Wilson, da banda Heart, que serviram de consultores para a música e a trilha sonora do filme, juntamente com outros membros da produção, para contar as histórias ainda não contadas sobre esse filme tão celebrados nesses últimos 20 anos.

...e como hoje é o Dia Mundial do Rock (bb!), nós aqui do Trívia fizemos nossa própria comemoração em forma de playlist, reunindo só os hinos do rock and roll pra você curtir a sua segunda-feira e se lembrar do amor de fã que vive dentro de você.

Luiza de Toledo

Publicado por

Luiza de Toledo

23 anos, estudante de letras, professora, pseudo-cinéfila e sommelier de fanfiction.

0 comentários